Celulite

 
 
 
 

11/01/2012 11:39 Comentários

Celulite

Hoje, quando falamos de celulite, referimo-nos a um conjunto de alterações anatómico-funcionais características, que se desenvolvem a partir do tecido dermo-hipodérmico, para em seguida envolver também o tecido adiposo subjacente e a epiderme.

Trata-se de um estado patológico que envolve zonas específicas do corpo, nas quais, em fase já desenvolvida do processo, se podem observar as típicas e inestéticas exuberâncias cutâneas denominadas «almofadinhas de celulite».

 

 

 

 

 

 

Lipodistrofia Ginóide ou “Celulite”

A “celulite” atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de “casca de laranja” causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.

As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.

As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.

Como se forma?

No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. São os adipócitos (celulas gordurosas). Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”, que é característico da celulite.

Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de “casca de laranja”.

A celulite pode estar, ou não, associada à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.

Para efeito de classificação, a celulite pode ser dividida em:

  • Grau 1: os furinhos só são percebidos quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
  • Grau 2: os furinhos já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
  • Grau 3: os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Pode haver dor local.

 

Como evitar?

Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:

  • Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
  • O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação… Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
  • Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
  • Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
  • Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
  • Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • 

Métodos de tratamento

A celulite não tem cura definitiva, mas pode melhorar quando o tratamento incluir mudança dos hábitos de vida, como descrevemos acima. Desta forma, pode-se conseguir um resultado melhor e mais duradouro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tratamentos

No verão, um dos métodos mais utilizados contra a celulite é a canga amarrada na cintura. A boa notícia é que existem outros métodos, e essa coluna vai mostrar alguns deles. Mas antes, algumas considerações. Primeiro, lembre-se que quase toda mulher tem celulite (só as de revista não têm, mas aí o remédio milagroso é o Photoshop). Umas têm mais, outras menos. Pode-se dizer que a celulite praticamente faz parte da anatomia da mulher, é inevitável. Mas o grau varia conforme características genéticas, hormonais e hábitos de vida.

Outra consideração: o melhor modo de lutar contra a celulite é ter um estilo de vida saudável. Pouco adianta se submeter a tratamentos sofisticados e caros se você não se alimentar corretamente ou levar uma vida sedentária. O efeito do tratamento, nesse caso, não dura. Lembre-se que você tem que superar oponentes fortíssimos, que estimulam a formação da celulite, como tendência genética e presença de estrógeno, um hormônio feminino.

Agora sim. Considerações feitas, leia nesse texto quais são os melhores modos de combater sua celulite.

Você precisa ter força de vontade e tempo. Por exemplo, para fazer ginástica, já que levar vida sedentária é pedir para ter celulite. Também é importante planejar um bom cardápio, comprar os alimentos certos e prepará-los adequadamente. Não é fácil, a rotina corrida nos faz ceder aos alimentos prontos congelados ou à tentação das frituras. Outra dificuldade: quem é que gosta de beber mais água do que o necessário para matar a sede? Não é fácil. Mas para diminuir a celulite, são necessários aproximadamente 2 litros de água por dia. Coma frutas, verduras e legumes frescos. Inclua no cardápio alimentos integrais, com alto teor de fibras, que ajudam a digestão. Evite frituras e gorduras em excesso, doces, refrigerantes, e não exagere no sal e nas bebidas alcoólicas.

Se você fuma, pare. Isso aumenta o problema. E, para quem toma pílula anticoncepcional, um alerta: ela contribui para a celulite. Quanto maior a dosagem hormonal, pior. Mesmo pílulas de baixa dosagem dão sua contribuição indesejada.

Os tratamentos

Quando um problema tem muitas opções de tratamento, ou ele é muito fácil de resolver, ou muito difícil. No caso da celulite, a existência de várias opções indica que nenhuma é ideal. Não existe tratamento milagroso. Nada é 100% eficiente, e os resultados não são definitivos. Mesmo assim vale a pena investir em um tratamento, pois a celulite fica mais discreta. A escolha depende da avaliação do médico, e o resultado varia com as características individuais. Selecionei para este post os métodos que considero melhores.

Os tratamentos se baseiam em algumas premissas: diminuir o acúmulo de líquidos e gordura nas pernas, melhorar a circulação e melhorar a qualidade do colágeno que sustenta a pele da área afetada.

1. Drenagem linfática manual. É uma massagem suave com movimentos que vão dos pés para a cintura, acompanhando o caminho dos vasos linfáticos. A retenção de líquidos e o inchaço nas pernas diminuem e, nos casos leves de celulite, o resultado é bom. É simples, eficaz, barato e muito popular. Casos moderados ou severos de celulite requerem tratamentos mais intensos, mas a drenagem não deve ser abandonada porque serve como um complemento e ajuda a manter os resultados.

Conforme a indicação do médico, além da drenagem linfática, pode-se associar tratamentos mais intensos.

2. Intradermoterapia. É a injeção de medicamentos sob a pele, diretamente na área afetada pela celulite. Melhora a circulação e ajuda a quebrar e esvaziar células de gordura. O tratamento dói, mas funciona.

3. Ultrassom. Quebra e esvazia células de gordura. A aplicação pode complementar o tratamento à base de medicamentos injetáveis.

4. Radiofrequencia. Além de ajudar a esvaziar as células que armazenam a gordura, melhora a firmeza da pele das pernas e glúteos.

5. Radiofrequencia + Luz infravermelha + Massagem. Ataca a gordura, suaviza o inchaço das pernas e melhora a qualidade da pele.

6. Subcisão. Casos muito avançados e com grandes depressões na pele melhoram com a ruptura de fibras de colágeno que repuxam a pele para dentro. Isso é feito através da subcisão, que é um procedimento cirúrgico

10 Alimentos para ajudar a combater a celulite

Combater a celulite é muito dificíl, e não basta apenas exercicío fisíco para acabar com os furinhos, uma alimentação saúdavel e muita água ajudam a deixar os furinhos mais longe de você.
Para quem não sabe existem 10 alimentos que ajudam no combate da celulite, não custa nada tentar, né!
Estes alimentos têm substâncias poderosas contra a celulite.

 

Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.

Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

Comentários

  1. Keep working ,great job!

  2. I usually do not leave a response, however after browsing a few of the responses on ACHEI NA REDE — Celulite. I do have a few questions for you if it’s allright. Could it be only me or do a few of the responses come across like they are written by brain dead people? :-P And, if you are writing at other online social sites, I would like to keep up with you. Could you post a list of the complete urls of all your social networking pages like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

  3. Whats up this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  4. Natalie disse:

    This is a comment to the webmaster. I discovered your “ACHEI NA REDE — Celulite” page via Google but it was hard to find as you were not on the front page of search results. I see you could have more traffic because there are not many comments on your site yet. I have found a website which offers to dramatically increase your rankings and traffic to your site: http://aerotraffic.com/web-traffic/. I managed to get close to 1000 visitors/day using their services, you could also get lot more targeted visitors than you have now. I used their services and got significantly more visitors to my site. Hope this helps :) Take care.

  5. Judie Ertl disse:

    At this time it looks like BlogEngine is the top blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

Outras Notícias

  • Saude Vida RINS

    RINS

    RINS     Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais de 2,5 cm de espessura. A massa do rim no homem adulto varia entre 125 e 170 g; na mulher adulta, entre 115 e 155 […]

    Leia mais →
  • Saude Celulite

    Celulite

    Celulite Hoje, quando falamos de celulite, referimo-nos a um conjunto de alterações anatómico-funcionais características, que se desenvolvem a partir do tecido dermo-hipodérmico, para em seguida envolver também o tecido adiposo subjacente e a epiderme. Trata-se de um estado patológico que envolve zonas específicas do corpo, nas quais, em fase já desenvolvida do processo, se podem observar as típicas e inestéticas exuberâncias cutâneas denominadas «almofadinhas de celulite».             Lipodistrofia Ginóide ou “Celulite” A “celulite” atinge até […]

    Leia mais →
  • Saude Vida Cancer Colo do Útero

    Cancer Colo do Útero

    O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. É o segundo tumor mais frequente na […]

    Leia mais →
  • Saude Vida HIPERTENSÃO ARTERIAL

    HIPERTENSÃO ARTERIAL

    INTRODUÇÃO  O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80  vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de  sangue por minuto para todo o corpo.  Pressão arterial é a força com a qual o  coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue  que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.  Ela  pode ser modificada pela variação do volume […]

    Leia mais →
  • Saude Vida Dias férteis

    Dias férteis

          Como saber os dias férteis para se engravidar Para quem deseja engravidar, utilizar o momento de ovulação correto pode influenciar diretamente na hora de se ter uma criança. Portanto para dominar e saber como engravidar é preciso que a mulher saiba qual o seu período fértil e principalmente saiba como funciona o seu ciclo menstrual. Quem não conhece o significado da ovulação é importante saber que ela ocorre todos os meses no organismo da mulher. Ela acontece […]

    Leia mais →
  • Saude Menstruação

    Menstruação

    Hormônios no Ciclo Menstrual   Estrógeno e progesterona são produzidos pelo ovário. LH e FSH são produzidos pela hipófise. A ovulação ou época fértil se dá ao redor do 14º dia do ciclo, quando este for de 28 dias. O primeiro dia do ciclo é sempre o primeiro dia da menstruação. O que é Menstruação A menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação é necessária para que o processo recomece. Dr. Sérgio dos […]

    Leia mais →
  • Saude Olá, mundo!

    Olá, mundo!

    Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e comece a publicar!   http://www.acheinarede.com/?p=1

    Leia mais →